
A Bram Offshore fechou um contrato com a Petrobras para o afretar o AHTS Mr. Chafic. A embarcação, pioneira no país, terá um sistema de propulsão híbrida que poderá reduzir em até 15% as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de combustível. A expectativa é que o Mr. Chafic entre em operação até outubro de 2023 e inaugure a sua configuração híbrida nos 12 meses seguintes.
A embarcação realizará operações de transporte marítimo de cargas, atendendo às demandas operacionais das atividades de E&P e sondas de perfuração. Ela poderá ser empregada para apoiar plataformas, turbinas eólicas offshore, áreas de pesquisa e construção e reparo offshore.
O banco de baterias não ocupa espaço no convés da embarcação, nem irá interferir nas suas atividades. “A consecução desse projeto é um passo importante da transição energética no âmbito das nossas operações logísticas”, explicou gerente executivo da logística de E&P da Petrobras, Daniel Gago.
A Bram Offshore será responsável pela implementação das inovações tecnológicas, além de armar e tripular a embarcação. A empresa pertence ao Grupo Edison Chouest, que possui 70 embarcações em águas brasileiras, tendo o país como o seu segundo maior mercado global, atrás apenas dos EUA.
Fonte: Revista Brasil Energia