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Clippings - 11/05/12

Brando logística construirá ramal ferroviário na região

Projeto, de R$ 15 milhões, deve começar nos próximos 50 dias A Brado Logística, empresa rodoviária controlada pela América Latina Logística (ALL), pretende iniciar ainda neste semestre obra de construção de um ramal ferroviário ligado a Estação Perequê, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guaruja), ao terminal da firma em Cubatão.

O processo está em fase final de licenciamento ambiental. O plano foi apresentado pelo presidente do Brado, José Luis Demeterco. Segundo ele, o ramal terá 700 metros de extensão e vai demandar R$ 15 milhões em investimentos.

“A gente vai puxar um ramal passando debaixo do viaduto da Piaçaguera-Guaruja até o nosso terminal. Vai ligar a Estação Perequê, onde chegaram os trens de todas as malhas, como ALL e MRS, á unidade”.

Segundo o presidente, a linha transportará cargas que saem do Mato Grosso em direção ao Porto de Santos e precisam ser armazenada. “Como hoje temos cargas que vão tanto para a Margem Direita, no Terminal do Valongo (Teval), da Libra, como direto para Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá), teremos essa outra opção, que é o terminal do Brado em Cubatão, onde muitos produtos chegam como carga de transferência”, disse.

Entre as principais levadas á Cubatão, mencionou Demeterco, estão os produtos frigorificados, florestais e também o algodão. “Estamos no desenrolar do licenciamento ambiental para começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano “, destacou. Além do ramal em Cubatão a conta com outros projetos para o ano.

Ao todo, a empresa planeja investir R$ 200 milhões, incluindo novos pedidos de material rodante para serem entregues em 2013. Desse montante, R$ 15 milhões serão investidos na construção de um terminal de contêineres em Rondonópolis, no Mato Grosso.

A previsão é que as obras comecem no próximo mês. Já as operações terão início em fevereiro de 2013. O empreendimento terá uma capacidade inicial para operar 2 mil contêineres por mês, podemos chegar a 10 mil cofres mensais em até cinco anos. Localizado em uma área de 150 mil metros quadrados o terminal terá, inicialmente, um ramal férreo de 1,5 quilômetros de extensão.

Em abril, a Brado inaugurou seu novo terminal intermodal rodoferroviário na divisa das cidades de Araraquara e Américo Brasiliense. O local tem 242 mil metros quadrados e é capaz de operar 2 mil contêineres mensais.

O investimento também foi de R$ 15 milhões. A unidade atenderá Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais com operação para o complexo santista. Ainda neste ano, a Brado pretende adquirir mais de 150 vagões do tipo long stack, capazes de levar dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20 pés.

Desdê outubro do ano passado, quando a empresa começou a utilizar esse tipo de equipamento entre Mato Grosso, no Alto Taquari, e o Porto de Santos, foram comprados 145 long stacks .

“Eles oferecem uma eficiência maior em termos de investimento e custo operacional. Conseguem carregar mais toneladas por eixo de carga e garantir maior segurança e integridade da carga e do contêiner”, disse Demeterco.

Os long stacks fazem parte de um grupo de investimentos no valor de R$ 50 milhões, que incluem ainda a aquisição de quatro novas locomotivas. Foram dois modelos AC55 da GE, que atuam entre o Mato Grosso e Santos, e duas SD 40, utilizadas no sul de São Paulo, no Paraná e Rio Grande do Sul. Com tantos projetos, a Brado Logística espera um crescimento de 50% em suas operações neste ano.

“Em 2011, tivemos um incremento de 30% com a movimentação de 80 mil vagões. Esperamos bater 120 mil este ano. Movimentamos cerca de 4.500 contêineres por mês em toda a companhia”, destacou o presidente.