unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/08/09

Brasil destina R$ 65 milhões para fábrica de motores navais em Itaguaí

Estatal Nuclep utilizará tecnologia da Wärtsilä Switzerland.

O governo brasileiro, por meio do Tesouro Nacional, está injetando R$ 65 milhões para a implantação de uma fábrica de motores navais em Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro.

Estamos terminando o projeto básico e já iremos iniciar a construção da planta, afirmou ao Guia Marítimo Julio César Arruda de Carvalho, da coordenação da gerência de produção de motores da estatal Nuclep, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A., empresa que está recebendo o aporte.

A empresa, criada por meio de um decreto de 1975, se dedica à produção de equipamentos nucleares, não-nucleares e offshore. Futuramente, fabricará motores para navio para atender a crescente demanda dos estaleiros domésticos.

A Nuclep utilizará tecnologia da Wärtsilä Switzerland Ltd, que assinou um acordo de licenciamento com os brasileiros. Segundo o engenheiro da estatal, o Brasil não produz motores para navios há 15 anos.

Mesmo com o aporte do governo, Arruda de Carvalho lamenta o fato de a empresa não ter conseguido receber financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nem do FMM (Fundo da Marinha Mercante). Falta um pouco de investimento, mas estamos tentando buscar outras fontes para a empresa crescer, completou.