unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/03/11

Brasil e França criam Comitê Econômico e Portuário Bilateral

Brasil e França se unem para aproximar empresas dos dois países e estimular a identificação de possíveis negócios, parcerias, metodologias de merchandising e outros. Para isso, será lançado, nesta segunda-feira (14), o Comitê Econômico e Portuário Bilateral, entre os governos de Dunkerque, na França, e dos Estados do Espírito Santo, Ceará, Goiânia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A ideia é criar um escritório, que funcionará como um instrumento de inteligência de mercado apoiando empresas dessas localidades.

A iniciativa conta com atuação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), como um desdobramento de sua participação no Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) – que é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia. A ação conta ainda com a parceria das seguintes instituições do Espírito Santo: Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), Docas do Espírito Santo (Codesa), Prefeitura de Vitória, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), do (Sebrae/ES) e Comunidade Urbana de Dunkerque (CUD).

A cerimônia de lançamento do Comitê terá a presença da diretora de Relações Internacionais da CUD, Rose-Anne Bisiaux; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito de Vitória, João Coser, do diretor Superintendente do Sebrae – ES, José Eugênio Vieira; do diretor presidente da Codesa, Ângelo Baptista; do secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, e da presidente da Associação dos Prefeitos e dos Municípios do Estado do Ceara(Aprece) e prefeita de General Sampaio (CE), Eliene Brasileiro.

A Agência de Desenvolvimento Comercial Europa-Brasil (Eubrax) fará o acompanhamento do mercado para as empresas brasileiras na França e o Sebrae-ES dará apoio às empresas francesas na prospecção de parcerias no Brasil. “Já participam do projeto dez micro e pequenas empresas do Espírito Santo e outras dez do Ceará. A Eubrax deve apresentar mais dez francesas interessadas em parcerias com fabricantes brasileiros e que participarão do Comitê Econômico e Portuário Bilateral”, explica Rafael Nader, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae-ES.

“Serão trabalhados produtos dos segmentos de vestuário e acessórios, alimentos e bebidas, cosméticos, mobiliários e produtos de decoração”, acrescentou o gerente. Segundo ele, a expectativa é de em seis meses algumas empresas já estejam em condições de acessar o mercado francês e, em um ano, ter fabricantes com produtos sendo comercializados no mercado francês de Dunkerque.

A coordenadora do PAIIPME, Patrícia Vicentini, observa que para o acesso ao mercado internacional “é fundamental que as empresas estejam capacitadas a exportar, bem como a desenvolver clientes no exterior”. Dunkerque é o terceiro maior porto rancês, depois de Le Havre e Marselha. É também uma cidade industrial, dependente do aço, indústria alimentar, refinaria de petróleo, estaleiros navais e indústria química.

Serviço:

Lançamento do Comitê Econômico e Portuário Bilateral Dunkerque-ES-CE-GO-RN-MG

Data:14/03/2011

Local: Palácio Anchieta –Salão Tiago – Vitória (ES)

Horário: 8h às 17h