unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Newsletter - 30/08/23

BRASIL INAUGURA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA FASE DA FIOL

Em 03/07/2023 o Presidente da República anunciou o início da 1ª etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na Bahia.

O começo das obras na ferrovia se divide em cinco lotes: 1F, 2F, 2FA, 3F e 4F. Cabe ressaltar que os lotes 2FA e 3F já estão concluídos.

A construção do 1° trecho da ferrovia (1F da Fiol 1) terá 127 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

A construção do trecho foi adquirida por uma empresa de mineração, mediante arrematação em leilão no ano de 2021 com o lance de R$ 32,73 milhões, o mínimo determinado pelo governo à época.

A concessão em questão tem validade de 35 anos e seguirá com investimento completamente privado. As obras receberão R$ 1,5 bilhão em investimentos e serão realizadas através de um Consórcio formado por uma empresa brasileira e outra chinesa do setor.

O corredor logístico da FIOL 1 deve começar a operar entre 2026 e 2027, e irá viabilizar o escoamento do mercado de minério de ferro, produzido na região de Caetité, sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ihéus para o mercado externo. Além disso, o corredor irá possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste bahiano ao porto, em direito de passagem.

Ao todo, o projeto da FIOL 1 ligará as cidades de Caetité e Ilhéus e terá um total de 537 quilômetros de extensão, perpassando por 19 municípios.

Por fim se destaca que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o governo federal trabalham em projetos para a concessão de outros dois trechos: a FIOL 2 (Caetité (BA) – Barreiras (BA)) e a FIOL 3 (Barreiras (BA) – Figueirópolis (TO)).