unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 31/01/13

Brasil precisa de US$ 20 bi em investimentos de geração de energia

País não consegue atingir o aporte necessário no setor, alerta consultor.

A cada cinco anos, o Brasil precisa de investimentos na ordem de US$ 20 bilhões em geração de energia. A informação é do CEO da Rio Energy, Marcos Meireles, que alerta para a falta de solução do Governo Federal para um possível racionamento de energia.

“O governo está equilibrando pratos. Se não fizer um plano mais sustentável a longo prazo, talvez esse ano a gente não passe pelo desabastecimento, mas será que ano que vem nos não teremos problema?”, alerta Meireles, lembrando que o país não consegue alcançar a meta de investimentos em geração de energia, ficando aquém do que é necessário para se obter uma matriz energética equilibrada.

O consultor diz que o governo “mascara” o sistema ao criar leilões de energia reserva para suprir a falta de planejamento. Meireles diz ainda que investimentos de grande porte estão sendo postergados por falta de segurança no setor energético e que a indústria pode ter sua produção prejudicada.

“O PIB pode cair. Investimentos de grande porte no Brasil atualmente estão sendo postergados porque não existe segurança no setor energético. Temos que ter um planejamento efetivo de contratação de megawatts de fontes diversificadas para gerar um cenário positivo para os fabricantes e confiança no mercado.

Estamos destruindo com a capacidade de geração das PCHs no Brasil. Temos que ter insumos suficientes para não haver o racionamento. No passado tínhamos uma capacidade de armazenamento de energia, apostávamos em hidrelétricas e conseguimos passar por perãodos ruins. Hoje já não é possível”, conclui.

Soluções

Segundo o especialista, a solução para o setor seria um balanço de oferta e demanda mais coerente com a realidade, além de leilões por tipo de fonte, ou seja, diversificando a carteira e diminuindo o risco de suprimentos, e leilões por supermercado, direcionados por fonte de energia – o que gera diminuição de custos de transmissão, um problema no Brasil atualmente. Parques eólicos estão prontos no Nordeste, mas sem linhas de transmissão.