Durante o 1º Seminário do Pré-sal, que foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia, Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Universidade de Brasília (UnB), o ministro Márcio Zimmermann afirmou que até 2014 o Brasil deverá investir cerca de US$ 224 bilhões na exploração do petróleo na camada pré-sal.
Durante os três dias do Congresso, especialistas do setor público e privado debateram o papel e as competências dos órgãos ambientais na exploração do pré-sal, os modelos e questões contratuais, a cessão onerosa de direitos, o contrato de partilha para a exploração e a exclusividade da operação pela Petrobras, entre outros assuntos.
Segundo o ministro Zimmermann, a previsão segundo autoridades do governo é de produzir cinco milhões de barris por mês, meta superior aos dois milhões produzidos atualmente. Zimmerman disse que este ano não haverá licitação para exploração do pré-sal. O ministro informou ainda que o objetivo do governo com a criação do marco regulatório