unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/06/22

Braskem fecha acordo para construir terminal de importação de etano no México


A Braskem Idesa (BI) assinou um acordo com a Advario, divisão da empresa alemã Oiltanking, para construir e operar o Terminal Química Puerto México (TQPM), em Veracruz. A estimativa de investimentos é da ordem de US$ 400 milhões, com inicio das obras previsto para julho de 2022 e sua conclusão até o fim de 2024. 

Os municípios de Coatzacoalcos e Nanchita abrigarão o empreendimento em um terreno na porção norte da lagoa de Pajaritos. Ali será construído um novo cais, que terá uma área exclusiva para operações com etano criogênico. O processo segue a mesma lógica de transporte e armazenamento dos terminais de GNL espalhados pelo mundo.

A obra é parte de uma iniciativa do governo mexicano chamada de Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec. A expectativa é que dois mil empregos sejam gerados.

Estratégia

Procurado pelo PetróleoHoje, o diretor e consultor sênior na OHXIDE Consultoria, Flavio Silva, afirmou que o México é um país deficiente de etano. O projeto, portanto, é fundamental para garantir o abastecimento do produto naquela região, já que a tendência do fornecimento local é de retração ao longo dos anos. “A escolha da localidade, por sua vez, se deu em razão da proximidade das principais jazidas de petróleo e gás e do Golfo do México”, complementou o executivo.

Atualmente, a Braskem possui, por meio da BI, quatro plantas no México, sendo um cracker de base gás e três plantas de polipropileno. Cerca de 50% a 56% do polipropileno produzido é vendido no mercado interno, enquanto 40% a 44% é exportado para os EUA, onde a companhia detém cinco unidades industriais de polipropileno. Em suma, trata-se de sinergia de mercados, aponta o especialista. A mesma lógica ocorre no mercado europeu, onde a Braskem possui unidades em Roterdã, na Holanda, e Frankfurt, na Alemanha.

A Braskem Idesa é uma joint venture mexicana entre a Braskem Brasil e o Grupo Idesa. No município de Nanchital, produz anualmente 1,050 milhão de toneladas de eteno e polietileno.

A Advario, divisão holandesa da empresa alemã Oiltanking, é especializada em construção, financiamento e operação de terminais portuários com foco em infraestrutura, logística para armazenamento de produtos líquidos a granel, incluindo gases criogênicos, hidrocarbonetos e petroquímicos. Fundada em 2022, ela opera em 21 países dos cinco continentes.

Fonte: Revista Brasil Energia