unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/12/10

Braskem produzirá fibra para uso na exploração do pré-sal

A Braskem investirá US$ 10 milhões na produção de uma fibra de alta resistência que pode ser usada nas plataformas de exploração do pré-sal.

A planta piloto, localizada na Bahia, entrará em funcionamento até o fim deste mês e terá capacidade de 50 toneladas por ano, volume suficiente para concluir o desenvolvimento total do projeto. A expectativa é iniciar a produção em escala industrial a partir de 2013, para suprir o potencial do mercado, estimado entre 1 mil a 1,5 mil toneladas por ano.

A fibra de polietileno batizada de UTEC – produto inédito no mundo – é ideal para uso em altas profundidades, como no pré-sal, e torna-se uma alternativa aos cabos de ancoragem das plataformas de exploração de petróleo existentes hoje, confeccionados em aço e poliéster. Ela também tem potencial para ser usada em coletes blindados na área de Defesa Nacional.

O projeto faz parte de uma parceria entre a Braskem e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que assinaram ontem um convênio de estímulo à inovação tecnológica. A instalação da planta piloto também conta com apoio da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep).

Além da produção da fibra UTEC, a parceria entre a Braskem e o governo da Bahia também prevê um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Serão investidos até R$ 3 milhões em projetos de pesquisa científica e tecnológica de autoria de pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado.