
A Bunker One formalizará sua participação na Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos na quarta-feira (6), no estande do Porto do Itaqui na 28ª edição do Intermodal South America, informou a empresa em comunicado nesta terça-feira (5). A Intermodal acontece entre terça-feira (5) e quinta-feira (7), no pavilhão de exposições São Paulo Expo (SP).
Também haverá uma proposta para a assinatura inicial dos participantes durante o evento, a fim de ressaltar a importância do novo grupo e de suas metas. A aliança é uma iniciativa da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Seu intuito é ser um fórum para a troca de experiências e informações para acelerar o processo de descarbonização do setor portuário. Nela podem participar empresas do setor de óleo e gás, portos ou terminais de uso privado, órgãos públicos e associações representativas do setor.
“A participação na Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos é mais um passo no nosso objetivo de promover uma operação cada vez mais sustentável e ambientalmente correta para o abastecimento de navios”, explicou o CEO da Bunker One Brasil, Flavio Ribeiro.
Em dezembro de 2023, a empresa iniciou uma operação de abastecimento de bunker em parceria com a Acelen. A atividade foi feita em ancoragem externa na Baía de São Marcos (MA).
Já no começo de fevereiro, a Bunker One informou que entregará um estudo feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à ANP. Esta pesquisa indicou que a adição de biodiesel ao diesel marítimo pode ser utilizada em embarcações sem gerar perdas frente ao bunker tradicional.
Fonte: Revista Portos e Navios