unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/06/24

BW Energy descobre indícios de petróleo em Hibiscus, no Gabão

Companhia concluiu a perfuração do poço piloto DHIBM-7P, sendo este o primeiro exemplo de acúmulo de hidrocarbonetos da formação Gamba-Dentale no projeto de Hibiscus

A BW Energy realizou uma descoberta de petróleo na área de Hibiscus, no offshore do Gabão, informou a companhia por comunicado nesta segunda-feira (3). A descoberta ocorreu no poço piloto DHIBM-7P, com perfuração feita pela sonda Borr Norve, a 1,5 km de distância do FPSO MaBoMo.

Com essa descoberta, a BW Energy avaliou, de forma preliminar, um aumento das reservas brutas recuperáveis de aproximadamente 8 milhões de barris de petróleo a 12 milhões de barris de petróleo. A expectativa da companhia é concluir o desenvolvimento do poço ainda em 2024.

 A coluna de hidrocarbonetos se estende através da fronteira entre a formação Gamba e a formação Dentale. De acordo com a BW Energy, este é o primeiro exemplo de acúmulo comum de hidrocarbonetos Gamba-Dentale no projeto de Hibiscus.

O poço DHIBM-7P está localizado na área de licença de Dussafu, e faz parte do projeto de desenvolvimento Hibiscus/Ruche. O atual foco na região é completar o poço de desenvolvimento DHBSM-2H na parte norte do campo de Hibiscus Sul, o qual teve uma descoberta de petróleo no começo de maio. 

A BW Energy detém 73,5% de participação em Dassufu, em parceria com a Panoro Energy (26,5%). A companhia iniciou a produção de três poços no desenvolvimento de Hibiscus/Ruche ainda no ano passado, com o início da perfuração em janeiro de 2023 e o primeiro óleo em abril de 2023.

Atualmente, o FPSO BW MaBoMo está interligado ao FPSO BW Adolfo por meio de um gasoduto de 20 km. Sua instalação no ativo ocorreu no segundo semestre de 2022.

Fonte: Revista Brasil Energia