unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/09/09

Cabotagem amplia arrecadação no Pecém

Empresas estão intensificando a cabotagem de importação no Pecém. Número de linhas cresceu 57%

A importação tem alavancado arrecadação do Complexo Industrial do Porto do Pecém, segundo Cearáportos

A cabotagem para a importação tem alavancado a arrecadação do Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP). A informação é da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), que administra o terminal marítimo. Neste ano, de janeiro a agosto, a companhia registrou 1,1 milhão de toneladas na soma de todos os produtos transportados pelo porto, expansão de 34% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. O desempenho representou um faturamento de quase R$ 13,2 milhões.

Segundo o diretor Comercial da Cearáportos, Mário Lima, desde março de 2009, as empresas marítimas estão intensificando a cabotagem de importação. O número de linhas cresceu 57% na comparação com o mesmo perãodo de 2008. Os produtos não perecíveis como cereais (especialmente arroz), papelão (para embalagens), vidros e sucata têm sido o maior destaque desse crescimento. Para Lima, cada vez mais, as companhias marítimas estão trazendo mercadorias do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas para o Estado.

Solução para a crise

Nos três primeiros meses do ano, a crise mundial prejudicou a exportação dos principais produtos que são escoados do Pecém para o exterior, em especial, Europa e EUA. Frutas, calçados e couro perderam espaço nos principais mercados internacionais. Contudo, como forma de compensação, a Cearáportos buscou em Tocantins e no Pará, um produto que, praticamente, ignorou a recessão internacional: a carne de gado congelada. A operação funcionou. Cerca de 17 mil toneladas saíram por embarcações de longo curso do Pecém para os diversos importadores em todo o mundo.

Infra-estrutura contribui

Conforme o diretor da Cearáportos, a operação só foi possível graças às boas condições de infra-estrutura portuária no Pecém. Temos uma área de 80 mil metros quadrados. O sistema elétrico funciona bem. São 878 tomadas que ajudam a manter a temperatura ideal nos contêineres, destaca.