unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/08/09

Cabotagem: Mercosul Manaus estreia em águas brasileiras

Terceiro navio da frota atracou no Porto de Santos; Mercosul Line passa a operar com 7.500 Teus.

O Mercosul Manaus, terceiro navio da frota do armador de cabotagem Mercosul Line, deixou ontem, dia 23, o Porto de Santos. É a primeira escala da embarcação em um porto brasileiro – o processo de afretamento foi concluído na semana passada.

Com capacidade para transportar 2.500 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e 268 plugs para contêiner reefer, a embarcação ficou atracada no cais do Terminal 37, da Libra. A rotação do navio será: Paranaguá (PR), Imbituba (SC), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM), a mesma rota realizada pelo Mercosul Santos e o Mercosul Suape, os dois navios importados neste ano.

O Manaus é idêntico ao Santos e ao Suape. Foi fretado no exterior, possibilidade prevista na legislação aos armadores que operam bandeira brasileira. Também como os demais, foi construído neste ano, no estaleiro alemão Volkswerft Stralsund.

Já tínhamos o plano de fretar a embarcação, até por conta da reestruturação da frota, disse o diretor do armador, Artur Bezerra. Com a chegada do terceiro navio, a Mercosul Line passa a contar com uma frota de 7.500 Teus e tem como meta dobrar a participação no mercado de cabotagem em 2010. Hoje, a fatia do armador é de 7%.

Neste ano, estamos estimando movimentar algo em torno de 48 mil Teus, isso, obviamente, contemplando a primeira metade do ano com um navio cuja capacidade era de 900 Teus (o Nedloyd De Liefde saiu do tráfego em julho último). Em 2010, a perspectiva é movimentar 100 mil Teus, disse Bezerra.

A projeção leva em conta a possibilidade de o mercado de navegação doméstica crescer 10%, turbinado, sobretudo, pelo ano de Copa do Mundo, quando as vendas de eletroeletrônicos, de televisores em especial (cujas fábricas estão instaladas na Zona Franca de Manaus), crescem substancialmente.