unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/08/22

Cade analisa aquisição de áreas no Porto de Paranaguá pela Cattalini

Porto de Paranaguá (Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná)

Cade está solicitando informações às empresas possivelmente afetadas pela operação que prevê a aquisição, pela Cattalini, de um conjunto de imóveis de titularidade da União Vopak (joint venture entre a Ultracargo Logística e a Vopak Brasil) no Porto de Paranaguá (PR), composto por um terminal de granéis líquidos (Terminal II), um pátio para estacionamento de caminhões e 18 lotes de área total de 5,2 mil m².

Para a Cattalini, a aquisição significa uma oportunidade de ampliação de sua capacidade estática de armazenamento de granéis líquidos, enquanto que, para a Vopak, trata-se de um desinvestimento em ativos de baixa rentabilidade, com consequente capitalização e direcionamento de recursos para viabilização de seu plano estratégico, segundo o documento enviado ao conselho.

Ambas as companhias já operam no Porto de Paranaguá, por meio da prestação de serviços de movimentação e armazenagem de granéis líquidos (combustíveis claros, produtos químicos e óleos vegetais no caso da Cattalini, enquanto a União Vopak movimenta somente os dois últimos nos referido porto). A Cattalini detém, ainda, um terminal privado no porto (chamado TUP Cattalini).

Por conta desse desenho de mercado, a operação acarreta sobreposição horizontal nos serviços de movimentação e armazenagem de granéis líquidos. No entanto, as companhias argumentam que o tempo e os investimentos necessários para as obras de reativação de alguns tanques e de interligação desses tanques aos terminais, assim como a “competição acirrada” entre os concorrentes da Cattalini e os clientes dos operadores portuários, fazem com que o cenário de aquisição não desperte preocupações concorrenciais.

O Porto de Paranaguá possui uma área de influência que abrange sete estados: PR, SP, SC, RS, MT, MS e GO, e também o Paraguai. O porto é administrado pela entidade pública Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), que opera, também o Porto de Antonina, localizado no mesmo estado.

Fonte: Brasil Energia