A Modec irá adquirir da Mitsubishi Corporation 22% da MV18 e 20% da MV20, duas joint ventures formadas entre as duas empresas e a Mitsui & Co

O Cade publicou no Diário Oficial da União (DOU), na segunda-feira (3), a aprovação sem restrições da aquisição, pela Modec, da participação acionária da Mitsubishi Corporation na Opportunity MV18 e Gas Opportunity MV20, representando 22% e 20%, respectivamente, do capital total.
A MV18 e a MV20 são joint ventures formadas entre a Mitsubishi, a Modec e a Mitsui & Co para compra, propriedade, conversão, posse, arrendamento, operação e manutenção de FPSOs. A MV18 opera o FPSO Cidade de Niterói, que está instalado no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, enquanto a MV20 opera o Cidade de Santos no campo de Uruguá-Tambau, na Bacia de Santos, com ambos fretados para a Petrobras.
Antes da operação, a participação entre a Mitsubishi, a Modec e a Mitsui eram de 22%, 45% e 33% na MV18, e 20%, 50% e 30% na MV20, respectivamente. Após, a Modec terá na primeira 67% e na segunda 70%, enquanto a Mitsui mantém a mesma porcentagem de participação em ambos.
A operação se justifica, para a Modec, por aceitar que a saída da Mitsubishi “viabiliza a continuidade amigável e regular do funcionamento das demais sociedades de propósito específico” em que esta ainda se mantém acionista. Para a outra, a operação é uma decisão comercial “que considera um portfólio de ativos relevantes dentro da empresa como um todo, bem como o relacionamento com a MODEC em relação aos demais FPSO/FSOs conjuntos em andamento”.
No entanto, as duas empresas mostraram que há um reforço na sobreposição horizontal na oferta de FPSO, e ressaltam que não integração vertical proveniente da operação. O Cade enxergou que não existem preocupações concorrenciais, pois o tamanho dos players concorrentes deste mercado é relevante no Brasil e mundialmente, além de suas participações de mercado combinadas, tanto nacional quanto internacional, serem inferiores a 20%, (porcentagem que indica posição dominante).
Fonte: Revista Brasil Energia