
O Cade decidiu pela aprovação, sem restrições, da aquisição do Polo Potiguar pela 3R Petroleum. O acordo celebrado com a Petrobras, antiga proprietária do ativo, em janeiro deste ano, aguardava a ratificação do órgão regulador. O contrato foi fechado em U$ 1,385 bilhão.
Em parecer divulgado na segunda-feira (23/3), o Cade concluiu que a transação não apresenta prejuízos ao ambiente concorrencial. Embora a operação implique na sobreposição horizontal entre os ativos relacionados ao upstream e às atividades do grupo 3R no mercado nacional de produção de gás, sua participação permaneceria abaixo de 1% do total nacional.

Polo Potiguar
O Polo Potiguar possui 22 campos, sendo 19 onshore e três de águas rasas, além de infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural. O complexo inclui o tradicional campo de Canto do Amaro e a Refinaria Clara Camarão, que garantirá a estreia da 3R Petroleum no segmento de refino, com capacidade instalada de 39,6 mil barris/dia.
O ativo está dividido em três subpolos – Canto do Amaro, Alto do Rodrigues e Ubarana, todos situados no Rio Grande do Norte.
O Polo possui ainda três UPGNs, uma em operação com capacidade para processar 1,8 milhão de m³/dia de gás e duas hibernadas.
Dentre as aquisições da 3R, também se destaca o terminal de uso privativo de Guamaré.
Fonte: Revista Brasil Energia