Foto: Divulgação Camorim
‘C-Fênix’, com previsão de entrega em novembro, inaugura pacote contratado junto ao estaleiro Detroit Brasil, que deve ser concluído até maio de 2025. Unidades terão 70 toneladas de BP e representam investimentos da ordem de R$ 200 milhões
A Camorim lançou o primeiro da série de cinco rebocadores azimutais em construção no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí (SC). O batismo do C-Fenix ocorreu na última sexta-feira (30/08). O contrato para construção desses cinco novos rebocadores com 70 toneladas de tração estática (bollard pull), firmado entre as duas empresas no início de 2024, prevê investimentos da ordem de R$ 200 milhões. O contrato prevê as entregas das cinco unidades entre setembro de 2024 e maio de 2025.
A embarcação batizada na última semana está prevista para ser entregue pelo Detroit em novembro deste ano. O C-Fênix contará também com o FIFI (Fire Fighting System), um sistema de combate a incêndios externo utilizado em embarcações. A embarcação terá 24,3 metros de comprimento total, com 11 metros de boca, 4,6 metros de pontal e calado máximo de 5,4 metros.
A Camorim informou que a escolha do nome desta embarcação faz uma alusão ao ‘renascimento, à resiliência e ao recomeço’ alinhado à trajetória do grupo. “Estamos celebrando não apenas o lançamento de uma embarcação, mas o início de uma nova era para a Camorim — uma fase de reinvenção e crescimento, com uma equipe forte, dedicada e preparada para o futuro”, afirmou o diretor comercial da empresa, Eduardo Adami.
Adami contou à Portos e Navios que os resultados positivos dos últimos meses possibilitaram à Camorim realizar investimentos significativos na ampliação e modernização da frota. A empresa reforçou a capacidade operacional adicionando cinco novas embarcações offshore em 2024. Entre elas, estão dois LHs (manuseio de linhas e amarrações), entregues em maio, e três embarcações de grande porte: um MPSV 4.500 (multipropósito), entregue em julho; um OSRV (combate ao derramamento de óleo), que está a caminho do Brasil com chegada prevista para meados de setembro; e um PSV 4.500 (transporte de suprimentos), que virá de Singapura e chegará ao Brasil ainda em 2024.
Adami destacou a diversificação da frota para atender diferentes demandas, com PSVs, AHTS (manuseio de âncoras), LHs, balsas, cábreas, lanchas e rebocadores de todos os portes, além de um terminal de uso privado (TUP) para embarque e movimentação de cargas dentro do próprio estaleiro Camorim, no Rio de Janeiro.
O diretor considera que a construção dos cinco novos rebocadores azimutais é um projeto ambicioso. Após o C-Fênix, o cronograma de lançamentos das próximas embarcações da série prevê o C-Falcão para dezembro de 2024 e o C-Albatroz em janeiro de 2025. O lançamento do C-Condor está estimado para abril de 2025, enquanto o C-Harpia deve ser lançado em maio de 2025. “Esses rebocadores não só reforçam nossa atuação no setor portuário, como também garantem suporte eficaz às operações do segmento offshore que demandam entrada ou passagem pelos portos brasileiros”, destacou Adami.
Ficha técnica do ‘C-Fênix’
Comprimento total – 24,35m
Boca – 11,00m
Pontal moldado – 4,60m
Calado máximo operacional – 5,42m
Tração estática – 70tbp
Potência – 2×2000 kw
Fonte: Revista Portos e Navios