unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/08/25

Campo de Búzios supera o patamar recorde de 900 mil bpd

Com esse marco, o campo se aproxima um pouco mais da produção do campo de Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos, e pode se tornar o maior produtor de petróleo do Brasil ainda neste ano, segundo a Petrobras

P-75 é uma das seis plataformas em operação no campo de Búzios (Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras)

Com a entrada em produção do quinto poço do FPSO Almirante Tamandaré, o campo de Búzios bateu seu recorde e superou, nesse fim de semana, a produção de 900 mil bpd, informou a Petrobras em comunicado divulgado nesta segunda-feira (18). Com esse marco, o campo se aproxima um pouco mais da produção do campo de Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos, e pode se tornar o maior produtor de petróleo do Brasil ainda em 2025.

“No primeiro semestre deste ano colocamos mais poços em produção do que em todo o ano passado, dentre eles poços de Búzios com resultados expressivos que nos permitiram atingir mais um recorde, superando a marca de 900 mil bpd (…) Nosso pessoal tem trabalhado duro para aumentar a produção e ao mesmo tempo reduzir custos. São ações em prol de simplificação de projetos e diversificação de fornecedores que têm como resultados mais óleo e gás em projetos mais eficientes”, disse Magda Chambriard, presidente da estatal, em comunicado. 

O FPSO Almirante Tamandaré alcançou a maior vazão de produção por unidade da história da Petrobras – 225 mil bpd – no último dia 14, três meses antes da data prevista. “Em breve uma nova unidade, a P-78, que já está a caminho do Brasil, iniciará a produção nesse campo”, completou Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, também em comunicado. A unidade deve iniciar sua produção em dezembro deste ano. 

Atualmente, o campo de Búzios opera com seis plataformas, todas do tipo FPSO: P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. E, até 2027, outras cinco deverão ser instaladas no campo: P-78/Búzios 6 (2025), P-79/Búzios 8 (2026), P-80/Búzios 9, P-82/Búzios 10 e P-83/Búzios 11 (as últimas três previstas para 2027).

Localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 180 km da costa do município do Rio de Janeiro, o campo de Búzios foi descoberto em 2010 e iniciou as operações em 2018. Búzios é operado pela Petrobras com 85% de participação, tendo como parceiras a CNOOC (10%) e a CNODC (5%), e a PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha da produção.

Fonte: Revista Brasil Energia