unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/09/13

Campo de petróleo super gigante no Iraque

O Iraque tem devido um aumento de produção de petróleo, e essa promessa agora parece definida para ser cumprida. Pode ser um alívio para os mercados de petróleo, uma vez que muitos outros produtores do Oriente Médio continuam a sofrer grandes perturbações.

O país assinou grandes contratos com algumas das maiores empresas de petróleo do mundo em 2009, dando início à reconstrução de uma indústria que ainda se recupera de uma guerra que começou em 2003 e se arrastou por anos, escrevem para o The Wall Street Journal, Asa Fitch e Hassan Hafidh.

O grande ponto positivo para os próximos meses é o campo de Majnoon “super gigante”, a partir do qual a Shell planeja bombear 200 mil barris de petróleo por dia até o final do ano. Majnoon aparentemente significa ” louco”, uma referência às grandes quantidades de óleo disponíveis nessa parte do sul do país.

O total de aumentos pode atingir 400 mil barris por dia até o final do ano, o vice- ministro do Petróleo do Iraque, disse em uma conferência em Dubai nesta semana. Isso sifnificaria 3,6 milhões ou 3,7 milhões de barris extraídos todos os dias até o Natal.

Se a situação na Síria estabilizar-se, muito do óleo poderia ser transportado para o oeste através da Síria para o Mediterrâneo, e depois enviado para a Ásia.

A produção própia de petróleo da Síria está sufocada pela guerra civil, que há um mês parecia definida como desencadeando uma ação internacional mais ampla. A situação se acalmou o suficiente, agora que o preço do petróleo já não tem um ” prêmio de risco ” em anexo ou um aumento refletindo a expectativa de novas perturbações.

Os inspetores das Nações Unidas que vêm procurando evidências de utilização de armas químicas, retornaram para a Síria na quarta-feira. Sua última visita foi interrompida por um ataque de gás venenoso.

Vizinho oriental do Iraque, o Irí, ainda está fechado para fora de grande parte do comércio internacional de petróleo pelas sanções aplicadas ao seu suposto programa nuclear bélico.

O Irí tem um programa nuclear que não quer parar. Os outros países, além dos EUA vendo a capacidade de proliferação de armas nucleares, especialmente nas mãos do Irí, como uma ameaça, gostariam de vê-lo desmontado.

Uma esperança de degelo nas relações do país com os EUA foi mencionado. Mas na terça-feira, o presidente iraniano, Hasan Rouhani não se encontrou com o presidente dos EUA, Barack Obama, na Assembleia Geral da ONU em Nova York. Alguns relatórios disseram que o Sr. Rouhani se recusou até mesmo um aperto de mão , mas outros disseram que o encontro ” não se concretizou.”

Se tudo mais falhar na região, há sempre a Arábia Saudita. Seu ministro do Petróleo disse que havia abundância de petróleo ao redor e ninguém deve se preocupar.

A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo e o único produtor com a flexibilidade de rodar facilmente o botão de aumentar o volume em sua produção. O país aumentou sua produção em 156.200 barris por dia para 10,19 milhões de barris por dia no mês passado. Esse é o nível mais alto desde pelo menos 1980, escreve Summer Said do NYT.

Iraqi Super Giant Flexes Oil Muscles
WSJ