unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/03/10

CAP discute norma para definir prioridades aos navios no cais

Uma nova norma para atracação de navios no Porto do Itaqui está em processo de discussão pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do complexo. O objetivo é estabelecer prioridades para reduzir entraves operacionais e o congestionamento na Baía de São Marcos.

De acordo com o presidente do CAP, Arthur Dutra Horta, é preciso instigar os operadores portuários a utilizar embarcações modernas e equipamentos com tecnologia de ponta, para dar mais eficiência às operações portuárias e diminuir o tempo de estadia no cais.

A nova norma prevê prioridade aos navios que já estiverem na fila de atracação, mas também considera as características das cargas, como quais embarcações utilizarão os berços petroleiros, graneleiros e de carga geral.

Operadores

Em reunião realizada em janeiro, o CAP do Itaqui também definiu novas normas de pré-qualificação dos operadores portuários. Dentre os novos critérios técnicos, será exigido que a empresa apresente um plano anual de movimentação de carga e que tenha claramente como objetivo social as atividades de operação portuária. O objetivo é profissionalizar as empresas em aspectos como meio ambiente, equipamentos e mão-de-obra, evitando dessa forma que companhias não capacitadas operem no Porto do Itaqui.