unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/05/10

Capacidade ainda é desproporcional à demanda

Equilíbrio entre oferta e procura será atingido somente em 2011.As linhas de contêineres estão restaurando a oferta de capacidade nos trades em proporção maior do que a demanda de carga, adverte novo relatório da SeaAxis.
Segundo o levantamento, o comércio marítimo deve se recuperar até o final do próximo ano, mas o aumento na capacidade atrasará o balanceamento. Pela tendência atual, o equilíbrio entre oferta de espaço e a demanda será atingido somente no fim de 2011.
A capacidade disponível na frota operacional global deve sofrer incremento de 12% nos próximos dois anos, com armadores reativando navios que estão em lay-up e o recebimento de novas embarcações. Porém, a demanda tem previsão de crescer somente 9% até 2011.
Embora o balanço dos armadores entre oferta e demanda deva melhorar neste ano, haverá ainda um diferencial de 3% entre o aumento efetivo da frota e o incremento de volumes até o final deste ano.
Ao acelerar o processo de reaproveitamento da frota ociosa e não manter a pressão sobre os estaleiros para atrasar entregas, a indústria naval está atirando no próprio pé, afirma o relatório.
No âmbito financeiro, a SeaAxis afirma que os armadores estão colhendo frutos com o aumento das taxas e volumes após um ano adverso economicamente. Porém, a companhia ressalta que bunkers e outros custos aumentaram desde o ano passado, com os balanços das transportadoras gravemente enfraquecidos pelas perdas do ano passado.