unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/07/09

Capacidade ociosa pode chegar a 2 milhões de Teus em 2010

Apesar da perspectiva, consultoria mostra que número de navios ociosos caiu desde o início do ano.

A capacidade ociosa de navios pode bater na casa dos 2 milhões de Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) até o final do ano ou início de 2010, disse a consultoria baseada em Paris Alphaliner.

O levantamento aponta que o número de porta-contêineres fora de operação caiu de 1,42 milhão de Teus em janeiro para 1,2 milhão de Teus no dia 10 de julho. Apesar da queda, a consultoria indica que o grande número de encomendas com previsão de entrega entre os próximos meses deve pressionar os armadores a deixarem parada grande parte de navios antigos.

A atual redução da capacidade ociosa é resultado de uma reativação de serviços devido ao pico dos embarques no verão, bem como da demolição de navios mais velhos, disse o relatório semanal da Alphaliner.

Neste ano, navios com a capacidade somada de 207 mil Teus já foram demolidos em estaleiros indianos e paquistaneses.

Quanto a entregas, o relatório estima que os armadores recebam uma capacidade adicional de 880 mil Teus até dezembro e de 1,79 milhão de Teus até o final de 2010.

As novas incorporações devem aumentar a frota ociosa até o final desse ano ou início de 2010, dependendo do crescimento da demanda, disse o estudo. Caso a previsão se concretize, 14,8% da frota mundial estará ociosa em janeiro de 2010.

Segundo o diretor-executivo do Centronave (Centro Nacional de Navegação Transatlântica), Elias Gedeon, numa situação como essa, as empresas têm duas saídas: cortar custos ou aumentar a receita, o que é mais difícil, disse.