unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/10/09

Capitania dos Portos de Paranaguá investiga naufrágio de rebocador

O Porto de Paranaguá notificou o naufrágio do rebocador Mariner I, da LM Serviços Marítimos e Transportes, no último dia 6, quando transportava a barcaça de abastecimento de navios TWB I, na Baía de Paranaguá, próximo à Ponta da Cruz, rumo à Ilha da Cinga.

A embarcação começou a afundar no exato momento em que abastecia o navio Atlantic Muse, de Hong Kong, e embora os tripulantes tivessem amarrado cabos no costado da barcaça, tencionando reter o rebocador, não foi possível evitar que a embarcação afundasse. Três tripulantes conseguiram sair a tempo. A Capitania dos Portos informou que investigará as causas do acidente.

De acordo com a LM, o rebocador retornou de um processo de manutenção no dia 3. A companhia suspeita que poderá ter ocorrido alguma intervenção nos tanques de estabilidade, mas não foi comunicada a esse respeito. Com o vento forte e o mar agitado, o rebocador teria começado a adernar e afundou rapidamente.

A LM declarou que houve vazamento em pequenas proporções do combustível do rebocador e que foram usadas barreiras de contenção e de absorção para evitar a dispersão do óleo. A companhia acionou empresa de salvatagem de Itajaí para fazer o resgate da embarcação.