A Capitania dos Portos do Paraná ampliou a navegação pelo canal de acesso aos portos paranaenses. A partir de agora, Paranaguá terá condições de receber navios de até 335 metros de comprimento, no perãodo diurno, e de até 306 metros de comprimento no perãodo noturno.
Esta é a segunda vez, no mês, que a Capitania dos Portos do Paraná expande as condições de navegação pelo Canal da Galheta. Para Luiz Henrique Dividino, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), isso é o reflexo da nova infraestrutura marítima do Paraná: “Ao autorizar a dragagem de manutenção no canal que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, o governo já esperava que a ação refletisse diretamente na maior segurança, na ampliação da capacidade operacional e no aumento da produtividade”, afirma.
“A dragagem já reestabeleceu a profundidade, de 15 metros, e a largura, de 200 metros, do Canal da Galheta. Agora, estamos realizando a dragagem de sobre largura no ponto mais crítico desse trecho, elevando os níveis de segurança e reduzindo as incertezas principalmente em anos que temos eventos climáticos extremos que aceleram o assoreamento. São 1.650 metros que passarão de 200 para 225 metros de largura. Com isso, vamos reduzir o tempo do avanço acelerado do assoreamento no trecho de mais risco da navegação”, conclui o superintendente.