
A Capixaba Energia, joint venture entre a Imetame (50%) e EnP Energy Platform (50%) iniciou, na última quarta-feira (26), o teste de longa duração (TLD) no poço Vida, localizado no bloco ES-T-487, na Bacia do Espírito Santo. A operadora detém 100% de participação no ativo. O TLD foi autorizado por três meses, pela ANP.
No poço Vida, foram encontrados indícios de óleo e gás em 2020. Caso o potencial venha a se confirmar, a companhia pretende declarar a comercialidade e, em seguida, apresentar um plano de desenvolvimento para o ativo.
Em maio deste ano, a Capixaba Energia conseguiu o adiamento do primeiro período exploratório do ES-T-487 junto com o bloco ES-T-441, por meio da Resolução ANP nº 815/2020.
Tucano Sul
Na Bacia de Tucano Sul, a expectativa é que um TLD seja iniciado em breve no poço Cajuba, no bloco TUC-T-139, onde a sonda IME-03, unidade própria da Imetame, irá operar. A atividade está em fase de comissionamento.
O consórcio Imetame / Energy Paranã, joint-venture entre EnP e Petres, arrematou o TUC-T-139 junto com o TUC-T-147 no final de março de 2021, em leilão realizado pela CDGN Logística, então detentora do contrato de penhor de direitos emergentes.
A partir de 11 de novembro, o consórcio inicia o segundo período exploratório dos blocos. Em cada um deles, há o compromisso firme de um poço para os próximos dois anos. As empresas coletaram dados sísmicos numa campanha que cobriu cerca de 640 km. O potencial é de gás não associado.
Fonte: Revista Brasil Energia