O ministério russo das Relações Exteriores advertiu nesta quinta-feira que a detenção ilegal de navios pela Geórgia nas águas da Abkházia pode provocar um sério conflito armado.
“Essa prática de capturar navios e bloquear a costa da Abkházia viola o Direito Internacional e pode agravar a situação na região, podendo provocar um sério conflito armado”, declarou Andrei Nesterenko, porta-voz da diplomacia russa.
Nesterenko acrescentou que os casos de captura de navios de terceiros países pela guarda-costeira georgiana nas costas da Abkházia são uma clara violação da Convenção do Mar de 1982.
“A Abkházia já advertiu que os casos de pirataria por parte da Geórgia terão uma resposta adequada”, frisou Nesterenko.
Quarta-feira, Serguei Bagapch, presidente da Abkházia, região separatista georgiana, ordenara à Armada que “destruísse os navios georgianos que violassem a fronteira marítima da Abkházia”.
O porta-voz russo considerou que Tbilissi, depois da guerra no Cáucaso de agosto de 2008, não abandonou os seus planos de empregar a força para resolver litígios territoriais.
Temuri Iakobachvili, ministro para a Reintegração da Geórgia, já veio dizer que o seu país continuará a deter os que violarem a lei georgiana”.