Carne eqüina, lascas de mármore e ácido sulfúrico são produtos inusitados que integram a ampla lista de produtos exportados pelo Porto de Paranaguá, cada vez mais diversificada.
“Carne de Cavalo que vai para a Bélgica. Ácido Sulfúrico que chega de lá. Lascas de mármore vindas da Turquia. E várias outras mercadorias passam por aqui. O Porto de Paranaguá tem buscado atender, com qualidade, os mais diferentes mercados. A cada dia recebemos novos contatos para ampliar, ainda mais, esse leque. Quando a oportunidade surge, o nosso primeiro passo é analisar – junto aos operadores – as nossas possibilidades em atender”, afirma Lourenço Fregonese, diretor empresarial da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
De janeiro a agosto, o Porto de Paranaguá já exportou mais de 930 mil toneladas de carne, sendo o frango é o principal produto – somando quase 766 mil toneladas exportadas. Este ano, foram 302 toneladas de carne eqüina exportadas via Paranaguá, principalmente para Bélgica, Itália e Finlândia. Em 2011, não houve exportação do produto.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é o oitavo maior exportador de carne equina. Este ano, o país já exportou 1,7 mil toneladas deste tipo de produto. Outra operação que tem chamado a atenção no cais é a descarga de lascas de mármore. O Porto de Paranaguá já recebeu, neste ano, dois navios com as pedras importadas da Turquia, totalizando 34.500 toneladas, até agosto. Em 2011, o Porto recebeu 69 mil.
Também produto de importação, o Ácido Sulfúrico é outro exemplo: neste ano, foram quase 63 mil toneladas vindas, principalmente, da Bélgica, Suécia e Espanha. No ano passado, foram mais de 163 mil toneladas do produto, que vieram da Ásia (Coréia do Sul, Japão e Índia).