Divulgação CBO
Após chegada do CBO Wiser, prevista ainda para este semestre, grupo passará a ter frota composta por 42 barcos de apoio marítimo. Embarcação tem projeto semelhante à ‘CBO Energy’, entregue recentemente e que possui especificações para utilização de propulsão híbrida.
O grupo CBO concluiu, nesta quinta-feira (10), a aquisição de mais uma PSV (transporte de suprimentos) para compor sua frota de apoio marítimo. O CBO Wiser é um PSV 5.000 TPB (tonelada de porte bruto) e ampliará o número de embarcações de apoio offshore operado pela companhia, que passará a contar com 42 navios de apoio. O CBO Wiser está a caminho do Brasil e a companhia espera iniciar sua operação ainda no primeiro semestre de 2022.
A CBO destacou que a embarcação foi recém-construída, com o mesmo projeto do CBO Energy, e que a empresa será a primeira a operá-la. O CBO Wiser teve projeto e principais equipamentos da finlandesa Wärtsilä, com especificações técnicas de alto padrão que permitem operação em águas ultra profundas, como o pré-sal brasileiro.
Esta é a 10ª embarcação adquirida pela CBO em seu ciclo mais recente de expansão da frota. O grupo afirmou que as aquisições fazem parte do plano de expansão do grupo, que planeja constante investimento na aquisição de embarcações high spec para operar no mercado brasileiro. A frota atual de apoio offshore da companhia conta com 20 PSVs (transporte de suprimentos), 14 AHTS (manuseio de âncoras), três OSRVs (combate a derramamento de óleo) e cinco RSVs (embarcações equipadas com robôs).
Fonte: Revista Portos e Navios