
Projetos de financiamento priorizados em reuniões anteriores e que estavam previstos para serem executados em Santa Catarina e São Paulo devem ser realizados no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ)
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou dois pedidos de alteração de prioridades que preveem a substituição dos estaleiros previstos anteriormente para construção e modernização de embarcações de apoio marítimo. Com a decisão, aprovada na 58ª reunião ordinária, no começo de maio, os serviços que seriam realizados em Santa Catarina e em São Paulo agora serão realizados no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).
Uma das mudanças aprovadas é relativa à modernização de duas embarcações do tipo PSV (transporte de suprimentos) da Wilson Sons Ultratug Offshore, denominadas Batuíra e Prion, priorizadas em setembro de 2024, e que seriam realizadas no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá, em São Paulo. O valor total priorizado à época foi de R$ 22,56 milhões, porém também previa a modernização do PSV Saveiros Pelicano.
A outra decisão altera, do estaleiro Keppel Singmarine (SC) para o estaleiro Mauá, a construção de dois PSVs 4.500, que haviam sido priorizados em dezembro do ano passado, em favor da Posidonia Shipping. O valor total priorizado na ocasião foi de R$ 256,9 milhões, com data-base de julho de 2023.
Transpetro
Na mesma resolução, o conselho diretor do fundo setorial aprovou a alteração de valor da prioridade concedida à Petrobras referente à construção dos quatro navios classe Handy para transporte de derivados claros de petróleo, pertencentes ao programa de renovação da frota da Transpetro. O valor total dessas unidades, aprovado em novembro de 2024 em R$ 1,602 bilhão (US$ 278 milhões), foi atualizado para R$ 1,559 bilhão (US$ 270,5 milhões). Os petroleiros serão construídos pelo consórcio formado pela Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande (RS), e pela Mac Laren, em Niterói.
Fonte: Revista Portos e Navios