
Na primeira reunião do ano, conselho aprovou prioridades de financiamento de R$ 4 bilhões para construção de navios da Transpetro e de R$ 4,3 bilhões para novos RSVs e ORSVs
As prioridades aprovadas na 58ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) para projetos de construção da indústria naval somam R$ 10,5 bilhões. Desse total, R$ 5,2 bilhões são para construção de embarcações de carga, incluindo os gaseiros do programa de renovação da frota da Transpetro, além de R$ 4,3 bilhões para novos barcos de apoio marítimo e R$ 1 bilhão para unidades de apoio à navegação. Ao todo, incluindo as demais atividades para o setor naval e portuário contempladas pelo fundo setorial, as prioridades somam mais de R$ 20 bilhões em investimentos previstos, de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
No segmento de carga, o destaque foi a prioridade de financiamento no valor de R$ 4 bilhões para a construção de 8 navios gaseiros para transporte de GLP (gás liquefeito de petróleo), referente à licitação da Transpetro, lançada em fevereiro deste ano. O edital prevê um lote (A) com 3 gaseiros de 10 mil metros cúbicos (m³) semi-refrigerados e outro lote (B) com 3 gaseiros de 7 mil m³ pressurizados e 2 gaseiros de 14 mil m³ pressurizados.
O conselho também aprovou prioridade de R$ 872,3 milhões para a Plataforma Logística do Amapá para a construção de 33 barcaças porta-contentoras tipo Proa, 33 barcaças porta-contentoras tipo Meio, 17 barcaças graneleiras tipo Proa e 25 barcaças graneleiras tipo Meio, no Estaleiro Velar, em Belém (PA).
Para a Ed Lopes Transportes, foi concedida prioridade para a construção de 36 barcaças graneleiras, sendo 12 tipo box e 24 tipo racked no Estaleiro Rio Amazonas — Eram (AM), com valor total de R$ 176,8 milhões. A CT Log Transportes obteve prioridade para a construção de 24 barcaças graneleiras, sendo 18 racked de 3.000 toneladas e 6 Mississipi tipo racked de 2.000 toneladas, 2 balsas tipo tanque e 1 balsa tipo guindaste, no Estaleiro Juruá, com valor total de R$ 169,6 milhões.
A Plataforma Logística do Amapá também recebeu prioridade para a construção de 3 empurradores fluviais 6.600kW, 3 empurradores fluviais 700kW e 2 empurradores fluviais 5000kW, no Estaleiro Velar, com valor total de R$ 561 milhões. A Ed Lopes Transportes conseguiu outra prioridade para a construção de 3 empurradores fluviais no Eram, com valor total de R$ 43,5 milhões.
O conselho diretor priorizou o projeto da Saam Towage Brasil referente à construção de 4 rebocadores com propulsão azimutal à ré no Estaleiro Detroit Brasil (SC), com valor total de R$ 257,6 milhões. A Wilson Sons obteve prioridade para construção de 2 rebocadores RSD 2513 de 80 toneladas de tração estática (bollard pull), com sistema de combate a incêndios (Fi-Fi), no estaleiro do grupo no Guarujá (SP), com valor total de R$ 157,8 milhões.
No apoio marítimo, foi aprovada a prioridade de R$ 2,8 bilhões para a DOF Subsea Brasil referente à construção de 4 RSVs (ROV Support Vessel), no estaleiro Enseada (BA). Outra prioridade, no valor de R$ 1,5 bilhão, compreende a construção de 4 OSRVs para a Starnav, modelo multipropósito híbrido, no Estaleiro Detroit Brasil (SC).
O CDFMM aprovou ainda três prioridades para estaleiros. Uma delas foi para a expansão e modernização do estaleiro Belov (BA), com valor total de R$ 73,6 milhões. Outras duas foram para a Green Port Logística Portuária, sendo uma de R$ 212,6 milhões para a construção de 1 dique flutuante e outra de R$ 29,6 milhões para a modernização da unidade industrial localizada na Ilha da Conceição em Niterói (RJ).
Para outros os segmentos, o CDFMM priorizou R$ 4,1 bilhões para obras de infraestrutura, R$ 246,2 milhões para docagem, reparo e manutenção, além de R$ 121,3 milhões para modernizações. As prioridades têm vigência de 450 dias e entraram em vigor nesta quarta-feira (14), data de publicação da resolução.
Fonte: Revista Portos e Navios