unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/09/10

CEF é agente do FMM

Durante a feira Rio Oil &Gas, a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho, assinou convênio com o Ministério dos Transportes para credenciamento do banco como agente financeiro do Fundo de Marinha Mercante (FMM). A CEF também assinou outro convênio de cooperação técnica entre a instituição financeira e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

O convênio prevê, ente outras ações, a oferta de crédito einstrumentos de mercados de capitais destinados à modernização tecnológica, à adoção de energias alternativas e/ou renováveis e à capacitação e transferência de tecnologia para estaleiros nacionais e seus colaboradores. Além disso, serão implantados comitês mistos de Financiamento e de Responsabilidade Socioambiental Empresarial, visando apoiar o desenvolvimento institucional e a integração de ações entre os setores públicos e privados nos municípios.

Muita gente gostaria de ter CEF e Banco do Brasil como opção ao BNDES. No entanto, o BNDES é o agente principal e cabe a ele aprovar projetos aprovados pelos outros agentes, o que, em parte, elimina a multiplicidade que se desejaria do sistema. Empresas pequenas e médias queixam-se das normas do FMM/BNDES, especialmente as companhias hidroviárias da Amazônia.