unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/06/14

Cemig e Gasnatural criam gigante para enfrentar a Cosan

Brasil Econômico – 17/06/2014

Acordo entre Cemig e Gasnatural prevê união de distribuidoras de gás canalizado e inicia consolidação do setor

Flavia Galembeck
flaviag@brasileconomico.com.br
Nicola Pamplona
nicola.pamplona@brasileconomico.com.br

Acordo anunciado ontem prevê a criação de uma holding que vai controlar as distribuidoras de gás canalizado da estatal mineira e da empresa espanhola. A nova companhia, que nasce com mais de um milhão de clientes e operações em Minas, Rio e São Paulo, vai disputar com a Cosan o espaço que deve ser aberto com a retirada gradativa da Petrobras do segmento. Além disso, a empresa terá grande poder de barganha na compra do combustível. Com o acordo para unificar suas atividades de distribuição de gás natural, a espanhola GasNatural Fenosa e a estatal mineira Cemig dão o pontapé inicial em um novo movimento de consolidação do setor no país. Anunciado ontem, o acordo prevê a criação de uma holding, batizada de Gas Natural do Brasil, que vai controlar empresas de distribuição no Rio, em Minas Gerais e em São Paulo. Para especialistas, a união das companhias cria um player com musculatura suficiente para disputar a liderança do mercado com a Cosan, controladora da Comgás, maior distribuidora do país e com apetite para adquirir novas participações.

Terminal de importação de gás natural liquefeito: para especialistas, nova empresa ganha poder de barganha para negociar novas fontes de suprimento do combustível
Em algum momento, a Petrobras vai começar a se desfazer de suas fatias em distribuição de gás. Cosan e Gasnatural/cemig devem ser os grandes atores desta nova etapa de consolidação”

“Imagina-se que a Petrobras, em algum momento, vai começar a se desfazer de suas participações em distribuição. E esses dois players devem ser os grandes atores deste novo movimento de consolidação”, analisa Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). O acordo entre Gas Natural e Cemig põe, sob o mesmo chapéu, as distribuidoras CEG e CEG Rio, Gas Natural SPS e Gasmig — cujas carteiras, somadas, ultrapassam 1 milhão de clientes e 10 milhões de metros cúbicos por mês. Adriano Pires Diretor do CBIE

As empresas não informaram os detalhes do acordo, mas fato relevante divulgado pela Gas Natural adianta que a espanhola será majoritária na nova holding. A Cemig, por sua vez, ganha acesso aos mercados do Rio e da área Sul de São Paulo, hoje concedidos à Gas Natural. “As duas companhias desenvolverão nos próximos meses os esforços necessários para constituir uma holding de distribuição de gás no Brasil e realizar possíveis novos investimentos. A holding terá um acordo de acionistas e participação majoritária da GasNatural Fenosa”, limitou-se a dizer a empresa espanhola.

Com o acordo, a Cemig consegue finalmente expandir suas atividades para fora de Minas Gerais — estado onde o gás natural ainda é pouco utilizado — após a fracassada tentativa de comprar uma fatia na GasBrasiliano, que atende a região Oeste de São Paulo. A interconexão das redes de Rio e Minas garante ainda maior poder de barganha nas negociações pela compra do combustível, inclusive de produtores privados que começam a extrair gás na costa brasileira. Além disso, diz um analista, podem partir para a importação de gás natural liquefeito (GNL) a preços melhores do que os praticados pela Petrobras.