unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/05/26

Centro de suporte aos helicópteros S-92 é inaugurado em Cabo Frio

O S-92 é uma das principais aeronaves em utilização no transporte offshore na região, apoiando principalmente missões de transporte de passageiros no mercado de O&G. O centro foi inaugurado pelas empresas Heli-One, Sikorsky e Milestone


Cerimônia de inauguração do Centro de Suporte ao Cliente para helicópteros S-92® em Cabo Frio, município do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação Heli-One)

A Heli-One, empresa de manutenção e reparo do CHC Group, inaugurou, nesta quarta-feira (27), o primeiro Centro de Suporte ao Cliente para helicópteros S-92® da América do Sul, em Cabo Frio (RJ). A unidade prestará serviços de manutenção programada e não programada para qualquer aeronave S-92 em operação na região.

Desenvolvido em parceria com a Sikorsky (fabricante) e a Milestone (empresa responsável pelo arrendamento), o centro é o primeiro passo de um projeto mais amplo, que prevê a criação do Centro de Excelência do S-92, com o objetivo de melhorar a disponibilidade das aeronaves em toda a região.

“O investimento permitirá reduzir significativamente os tempos de manutenção e melhorar a disponibilidade de peças para operadores de S-92 no Brasil e na América do Sul, contribuindo para maior confiabilidade e eficiência das missões críticas”, disse o presidente da Heli-One, Kevin Spengler, segundo o comunicado. 

O S-92 é uma das principais aeronaves em utilização no transporte offshore na região, apoiando principalmente missões de transporte de passageiros no mercado de O&G. Classificado como helicóptero de grande porte, cada S-92 pode transportar até 19 passageiros em um raio de mais de 200 milhas náuticas (cerca de 370 km). 

“À medida que a indústria de energia avança cada vez mais para operações em águas ultraprofundas, cresce a necessidade de suporte especializado próximo à base dos operadores”, afirmou o vice-presidente de Programas Comerciais Globais e Avançados da Sikorsky, Leon Silva, também segundo o comunicado.

Atualmente, a Milestone, que é do Grupo AerCap, possui 17 das cerca de 40 aeronaves S-92 em operação na América do Sul. “Esse investimento aumentará a disponibilidade das aeronaves, reduzirá o tempo de manutenção e reforçará a resiliência do transporte offshore à medida que a atividade continua a se expandir”, disse o CEO da empresa, Pat Sheedy.

Sikorsky amplia produção do S-92

Em março, a Sikorsky anunciou a criação de uma nova linha de produção para o helicóptero S-92A nos EUA, com o objetivo de atender à demanda atual e futura pela aeronave. A maior parte da frota global de 275 helicópteros S-92 em operação é utilizada no transporte de equipes para plataformas offshore de O&G.

Até 2028, a Sikorsky prevê capacidade para produzir até 12 aeronaves por ano do modelo mais recente, o S-92A+. A versão incorpora uma nova caixa de transmissão principal, com intervalo mínimo de 6 mil horas de voo entre revisões, potência adicional de motores e estrutura reforçada, que amplia o peso máximo de decolagem para 12.565 kg.

Fonte: Revista Brasil Energia