unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/06/23

CGX e Frontera anunciam segunda descoberta na Guiana


Sonda Noble Discoverer / Foto: Noble

joint venture formada entre a CGX e a Frontera anunciou, nesta quarta-feira (28), a descoberta de petróleo no poço Wei-1, perfurado no bloco Corentyne, no offshore da Guiana. As companhias encontraram 64 m de areia contendo hidrocarbonetos na formação Santoniano, que serão analisadas posteriormente para definição do net pay devido a uma falha de ferramenta no fundo do poço que impossibilitou a obtenção das amostras de óleo.

Com a conclusão dessas atividades, a joint venture afirma que espera liberar a sonda para perfuração no início de julho. Adicionalmente, as companhias também informaram a atualização do net pay das descobertas anunciadas anteriormente nos intervalos Maastrichtiano e Campaniano, para 23,4 m, indicando a presença de petróleo bruto médio doce (sweet medium crude oil) e de petróleo bruto leve (light crude), respectivamente.

“Nos próximos meses, os resultados serão integrados aos modelos geológicos e geofísicos para formar uma visão atualizada de toda a porção norte do bloco Corentyne (…) A joint venture está animada com a presença definitiva de petróleo no Maastrichtiano e Campaniano e a presença de hidrocarbonetos no Santoniano e acredita que existe um potencial significativo no bloco”, concluíram as empresas em comunicado.

A porção norte do bloco Corentyne inclui as descobertas de óleo leve e condensado no poço Kawa-1, realizada em 2022, e a descoberta de óleo no poço Wei-1, assim como um potencial complexo de canais centrais que ainda está para ser avaliado. A CGX possui uma participação de 32% no bloco – que está localizado a 200 km da costa de Georgetown, capital da Guiana – enquanto a Frontera detém o restante (68%).

Fonte: Revista Brasil Energia