unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/04/24

Chevron afreta seu primeiro navio bunker híbrido elétrico

A Chevron afretou seu primeiro navio-tanque de bunker híbrido elétrico, informou a companhia norte-americana na quinta-feira (28). O navio chegou às instalações de Singapura no verão passado. 

A V-Bunkers, empresa de Singapura, é a proprietária e fará a operação do navio híbrido, que fornecerá combustível da Chevron aos clientes da região. No comunicado, a companhia explica que a embarcação tem semelhança a um carro elétrico híbrido, com um sistema de energia elétrica e um motor à combustível. 

Em vez de três motores auxiliares, como teria uma balsa convencional desse tamanho, o navio tem dois motores e um sistema de distribuição de energia elétrica. Durante os períodos de alto consumo, será movido a eletricidade, a fim de permitir a redução do uso de combustível pelos motores. 

Segundo o afretador da Chevron na Ásia-Pacífico, Varun Kohli, a atual tecnologia não permite que os navios funcionem somente com energia elétrica, uma vez que as baterias ocupariam muito espaço – elas são um pouco menores do que um contêiner de transporte de 6 metros. Além disso, a embarcação tem potencial para usar instalações de carregamento em terra incluídas nos planos de eletrificação de Singapura.

À medida que as operações avançam, a expectativa é que este navio consuma cerca de 20% a menos de combustível em comparação com um petroleiro convencional. A embarcação também oferece uma oportunidade para avaliar a adoção mais ampla de embarcações híbridas.

“Estamos procurando oportunidades como essa para entender novas tecnologias, testar capacidades e coletar dados para determinar se há aplicabilidade mais ampla para nossas operações globais”, disse a gerente marítima comercial da Chevron na Ásia-Pacífico, Jennifer Chao.