unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/09/25

Chevron e Westlawn assinam contrato para ingresso no offshore do Peru

As empresas adquiriram participação de 35% e 30%, respectivamente, em três blocos exploratórios da costa peruana da Anadarko, subsidiária da Occidental, que ficou com participação de 35% e continuará como operadora

Assinaturas de contratos da Chevron e Westlawn com a Perupetro e a presidente do Peru, Dina Boluarte (Foto: Perupetro)

As norte-americanas Chevron e Westlawn formalizaram, na quarta-feira (17/9), o ingresso das empresas na exploração de petróleo e gás dos blocos offshore Z-61, Z-62 e Z-63, localizados na Bacia de Trujillo, na costa do Peru.

As empresas adquiriram participação de 35% e 30%, respectivamente, da também norte-americana Anadarko, subsidiária da Occidental (Oxy), que ficou com participação de 35% e continuará como operadora das áreas.

Os blocos Z-61, Z-62 e Z-63 estão localizados a cerca de 92 quilômetros da costa peruana, em profundidades de água que variam de 100 a 2.400 metros.

O aditivo contratual foi assinado na sede do Palácio do Governo, em Lima, pelos representantes das empresas, da Perupetro, a estatal responsável pela regulação do setor petrolífero do país, e pela presidente do Peru, Dina Boluarte.

Boluarte comemorou o ingresso no país da terceira maior petrolífera dos EUA. “A chegada da Chevron, a terceira maior petrolífera do mundo, envia uma mensagem forte e clara: o Peru é um país confiável, sério e estável para investimentos em larga escala”, disse Boluarte na cerimônia de assinatura dos contratos.

“Se a exploração confirmar reservas de petróleo e gás, enfrentaremos um verdadeiro renascimento energético com capacidade para garantir nosso crescimento econômico por décadas”, acrescentou a presidente peruana.

A venda das participações foi anunciada pela Anadarko em 2024 e confirmada pela Perupetro em agosto do ano passado, com a apresentação do plano decenal de investimentos exploratórios no país.

Em nota, a Westlawn afirmou que a participação adquirida proporcionará acesso a múltiplos prospectos de exploração com potencial de alto impacto já identificados, bem como a futuras oportunidades adicionais de exploração nos três blocos”, informou a Westlawn.

“Estamos satisfeitos e entusiasmados com a parceria com a Oxy e a Chevron nesta exploração de fronteira na costa do Peru. Acreditamos que a região tem potencial para fornecer recursos de hidrocarbonetos relevantes em nossos blocos de propriedade conjunta”, disseram Greg Hebertson e George Easterly, codiretores da Westlawn Americas Offshore. “Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros e partes interessadas do governo para concretizar todo o valor deste ativo potencialmente transformador.”

Fonte: Revista Brasil Energia