unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/10/25

Chevron inicia perfuração na Margem Equatorial do Suriname

O poço Korikori-1 está localizado a 78 quilômetros da costa em águas rasas da parte centro-norte do Bloco 5, operado pela Chevron (40%) em parceria com a Paradise Oil Company (POC) (40%) e a Qatar Energy (20%) 

Localização do Bloco 5 na costa do Suriname (Divulgação Staatsolie)

A Chevron deverá iniciar neste mês de outubro a perfuração de um poço de exploração offshore na Margem Equatorial do Suriname, segundo anunciou na quarta-feira (8) a estatal e autoridade reguladora de óleo e gás do país, Staatsolie.

O poço Korikori-1 está localizado a aproximadamente 78 quilômetros da costa, na parte centro-norte do Bloco 5, a uma profundidade de água de cerca de quarenta metros. É operado pela Chevron (40%) em parceria com a Paradise Oil Company (POC) (40%) e a Qatar Energy (20%). 

A Staatsolie informou que a Autoridade Ambiental Nacional (NMA) do Suriname concedeu à petrolífera norte-americana uma licença para as operações de perfuração no final de julho de 2025.

O poço será perfurado pela sonda Noble Regina Allen, com chegada prevista para a primeira quinzena de outubro. As operações de perfuração levarão aproximadamente 90 dias para confirmação da presença de hidrocarbonetos.

A plataforma será abastecida por instalações portuárias do Suriname (base em terra), com pessoal transportado de Paramaribo para a plataforma. A operação contribuirá para aumentar as oportunidades de participação de empreendedores e fornecedores locais de bens e serviços na indústria de petróleo e gás offshore do Suriname (conteúdo local). 

O Bloco 5 está localizado na parte ocidental da área costeira rasa do Suriname e faz parte da Bacia Suriname-Guiana. O bloco cobre uma área de aproximadamente 2.200 km² e fica de 45 a 82 quilômetros da costa, ao norte do distrito de Nickerie. As profundidades da água variam entre trinta e sessenta metros.

O Suriname é apontado pelas consultorias de energia como nova fronteira exploratória, com reservas recuperáveis de aproximadamente 2,2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

O país lançará uma nova rodada de licenciamento em 24 de novembro deste ano para áreas offshore da Margem Equatorial do país, próximo à fronteira com a Guiana Francesa, país vizinho ao Brasil.

Fonte: Revista Brasil Energia