Armador estima crescimento de 19% para este ano.
A China Shipping voltou a lucrar em 2010, com o crescimento de 6,9% no volume de contêineres no trade entre Ásia e Europa, totalizando 7,2 milhões de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés). A expectativa de crescimento da companhia está esperada para 19% em 2011.
O crescimento do tráfego de contêineres, cotado em 19%, foi mais pronunciado nos trades do Pacífico onde a CSCL transportou 1,4 milhão de Teus no ano passado. A tendência se refletiu nos comércios do Mediterrâneo e Europa, que transportaram 1,2 milhão de Teus. O mercado inteno da Ásia permaneceu enxuto, crescendo apenas 0,5%, equivalente a 1,3 milhão de Teus.
No que diz respeito a receita bruta, a contribuição do trade entre Ásia e Europa passou de 4,3 bilhões de yuan para 10,5 bilhões de yuan, devido ao rápido crescimento das taxas de afretamento da região, especialmente em 2010. A companhia atribuiu o incremento no tráfego de contêineres ao rápido crescimento das importações e exportações no trade chinês e à melhoria gradual no ambiente econômico mundial.
A média de taxas de afretamento por Teu em 2010 foi de 4.660 yuan, mais de 67% em comparação ao ano passado. As taxas da rota Ásia-Europa aumentaram em 116,4% durane o ano, enquanto que as taxs do Pacífico tiveram alta de 67%. No final de 2010, a capacidade total da frota do grupo era de 505.872 Teus, alta de 0,7% sobre 2009.
Mirando o futuro, a CSCL disse que continuará a perseguir o desenvolvimento saudável e contínuo das sua frota. Este ano a companhia receberá seis porta-contêineres de 14.100 Teus e três de 4.700 Teus.
A empresa afirmou ainda que a indústria marítima continua a enfentar incertezas devido aos eventos que vêm acontecendo no Oriente Médio e também devido aos efeitos no terremoto no Japão. Como resultado, a indústria terá que primar pelo desenvolvimento estável e se ater ao equilíbrio entre a demanda e a oferta.