
A indústria de construção naval da Coreia foi ultrapassada pela indústria de construção naval da China no ranking de competitividade global, de acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Coreano de Economia Industrial e Comércio.
A mudança ocorreu em 2023, de acordo com o relatório intitulado “Competitividade abrangente da cadeia de valor da construção naval e novos rumos para a estratégia marítima da Coreia”. É a primeira vez que a China ultrapassa a Coreia no setor da construção naval desde 2020, quando o instituto começou a divulgar a pesquisa.
De acordo com o relatório, a competitividade global da China situou-se em 90,6 pontos em 2023, 1,7 à frente dos 88,9 da Coreia, no contexto da crescente dependência mundial da construção naval da China e das crescentes participações da China, do Japão e da Coreia no mercado mundial de construção naval.
A Coreia tinha uma vantagem sobre a China em investigação e desenvolvimento (I&D), design e aquisições, mas a diferença diminuiu na produtividade. A Coreia também foi ultrapassada pela China no mercado de pós-venda para manutenção e reparação naval e no setor de serviços, segundo o instituto.
Entre os estaleiros, Samsung Heavy Industries, HD Hyundai Heavy Industries, Hanwha Ocean e HD Hyundai Samho Heavy Industries, todos coreanos, ficaram do primeiro ao quarto lugar em termos de encomendas adicionadas às suas carteiras em março. No entanto, quando se trata de grupos empresais de construção naval, a China Shipbuilding and Shipbuilding Corporation (CSSC), o maior grupo estatal de construção naval da China, encabeça a lista por uma ampla margem. Outras empresas estatais chinesas, como a China Ocean Shipping Corporation (COSCO) e a China Merchant, também estavam no top 10 do índice.
A China tem a maior marinha do Leste Asiático e provavelmente ultrapassará até mesmo a nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos, em termos de número de navios de guerra. A China tem a maior frota mercante do mundo, quatro vezes o tamanho da segunda maior frota, a Coreia.
Fonte: Revista Portos e Navios