unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/07/09

Chinesa Wisco e EBX anunciam siderúrgica

O grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco) confirmou ontem ao governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que decidiu instalar no Porto do Açu, no Norte do estado, uma de suas siderúrgicas. A Wisco construirá a unidade em parceria com a LLX e a MMX, ambas do grupo EBX, do empresário Eike Batista. O contrato foi assinado em maio. A siderúrgica deverá ter capacidade instalada estimada de 5 milhões de toneladas por ano de produtos siderúrgicos e prevê investimentos de US$ 4 bilhões.

Essa combinação de negócios, quando consumada, provavelmente representará o mais importante investimento chinês no Brasil, e uma das mais relevantes associações comerciais entre um grupo brasileiro e uma empresa chinesa. As negociações visando a concretização de objetivo tão grandioso se iniciaram em momento especialmente propício, quando a China se torna o maior parceiro comercial do Brasil, e conta com o suporte de ambos os governos, brasileiro e chinês, disse o presidente do Conselho de Administração da LLX e da MMX, Eike Batista.

Segundo Cabral, que está na China em missão governamental e empresarial para atrair novos investimentos ao Estado do Rio, inicialmente, 20 mil empregos serão criados com a construção da siderúrgica na cidade de São João da Barra.

Essa é mais uma vitória da nossa missão na China para o povo do Rio de Janeiro. Para se ter ideia, a produção da Wisco é maior do que toda a produção brasileira. Essa parceria público-privada vai trazer riqueza e prosperidade ao estado, sobretudo a uma região que precisa tanto, afirmou Cabral.

JAC MOTORS. A informação da instalação da Wisco no Rio de Janeiro favoreceu o resultado do encontro entre Cabral e a direção da JAC Motors – montadora de automóveis -, em Pequim. A JAC anunciou a intenção de se fixar no Porto do Açu, que é um projeto da EBX. As duas empresas manterão contato para este fim.

A meta da Wisco é alcançar, até 2010, a produção de mais de 30 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos por ano, com faturamento superior a US$ 14 bilhões. O grupo tem 84 mil funcionários e um amplo portfólio de produtos em aço. O presidente da empresa, Deng Qilin, acertou com o governador Sérgio Cabral uma visita ao Rio ainda neste ano.

Cabral destacou que, a partir da instalação da siderúrgica, outras indústrias serão atraídas para a região. A siderurgia é uma âncora para novos investimentos no Porto do Açu. Desde os investimentos na indústria naval, em equipamentos para o pré-sal, aos investimentos na indústria automotiva, que pode se instalar ali com garantias, porque terá aço de qualidade, disse o governador.

A parceria entre a EBX e a Wisco envolve ainda a aquisição pela companhia chinesa de participação acionária na MMX e na MMX Sudeste e o fornecimento de produtos siderúrgicos pela Wisco para a BEX (Brasil Estaleiros), empresa do grupo EBX dedicada à construção de navios e equipamentos off-shore. Poderá ser fechado ainda contrato de longo prazo e com preços benchmark (sistema de contratos anuais), no qual a companhia chinesa poderá retirar praticamente a totalidade da capacidade de exportação da MMX Sudeste Mineração.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/CAROLINA ELOY)