unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/07/10

Cinco setores concentram 77% das exportações

A exportação de produtos dos segmentos de calçados e partes; couros e peles; produtos industrializados de alimentos e bebidas; têxtil, além de castanha de caju, juntos, representaram em maio deste ano, 77% da pauta de exportação cearense. A realidade é avaliada com receio pelo economista e analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alexsandre Lira Cavalcante.

Para ele, se houver algum colapso, crise ou mesmo baixa em alguns desses cinco setores, o Ceará coloca em risco sua balança comercial, analisa Cavalcante.

O comentário entra no contexto da publicação dos radares do comércio exterior, da indústria e do comércio no Ceará. São indicativos globais dos resultados dos de aspectos econômicos do Estado.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comércio Varejista do Ceará registrou leve baixa no quarto mês do ano de 2010, assinalando taxa de -0,06% frente ao mês anterior, com ajuste sazonal.

Conforme o economista, apesar da queda, “o resultado alcançado expressa a manutenção da estabilidade do ritmo de crescimento das vendas, como indicado na trajetória do índice de base fixa. Vale destacar, que o desempenho do Estado superou a média do País, cuja baixa foi de 2,96% na mesma comparação.