Empresas de Cingapura deverão possivelmente, abrir três estaleiros no Brasil para a construção de plataformas. O executivo Anchit Sood, diretor da International Enterprise Singapore (IE) para as Américas – órgão do governo de fomento à internacionalização de empresas – afirma haver interesse em montar operações aqui para atender à demanda da Petrobras para a exploração do petróleo na camada do pré-sal.
Caso os investimentos se concretizem, seriam injetados aproximadamente USD 300 milhões na economia brasileira. Companhias com sede em Cingapura já possuem três estaleiros no Brasil. A Keppel Offshore & Marine opera no estaleiro BrasFELS e é dona do SIngmarine Brasil, em Santa Catarina.
A Jurong Shipyard, por sua vez, é dona única do estaleiro Jurong, em Aracruz (ES), e possui parceria estratégica com o estaleiro Mac Laren Shipyard, no Rio de Janeiro.
De acordo com Sood, 40% dos negócios das empresas cingapurenses que o governo trabalha para fomentar no Brasil estão ligados ao setor de petróleo e gás de alguma forma.
O executivo chama a atenção para o fato de que as leis de conteúdo local, criadas pelas Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para incentivar o desenvolvimento da indústria e tecnologia nacionais, favorecem Cingapura.
O executivo explica que, por Cingapura ser um país pequeno, com apenas 5 milhões de habitantes, é necessário que as empresas se internacionalizem cedo para crescer.