O armador francês anunciou, em nota oficial, a entrega do CMA CGM Pegasus, o maior navio cargueiro do mundo. O navio será batizado hoje em Malta, na presença do Exmo Lawrence Gonzi, Primeiro-Ministro de Malta, e Catherine deputada Gonzi, sua esposa, a madrinha da embarcação. Este navio está registado em La Valetta sob a bandeira de Malta.
A CMA CGM, terceira maior operadora de conteineres no mundo vai batizar hoje o navio CMA CGM Pegasus, no Terminal Freeport em Malta, no Porto de Marsaxlokk. Este navio é o maior cargueiro do grupo e irá operar com a bandeira de Malta – União Europeia que é um dos mais seguros do mundo, de acordo com o Memorando de Entendimento de Paris em Port State Control.
O CMA CGM Pegasus é o sétimo navio do grupo a ser registrado sob a bandeira de Malta. Uma decisão que confirma os fortes laços existentes entre Malta e grupo CMA CGM, que está presente na ilha por mais de dez anos.
A CMA CGM também opera o MFTL – uma filial a 100% – que opera com uma concessão de 65 anos desde 2008. Este acordo histórico, abriu novas perspectivas para o desenvolvimento do Grupo CMA CGM no Mediterrâneo, o que marcou o início de um ambicioso programa de expansão e modernização da infra-estrutura do porto com o objetivo de melhorar a competitividade das MFTL ainda mais e responder à crescente demanda de seus clientes.
Este programa inclui os seguintes desenvolvimentos:
O aumento da profundidade da água do Terminal Dois North Quay e Cais Sul, um terminal North Quay e os fairway 15,5-17 metros,
O aumento do espaço da jarda de 133.000 metros quadrados em quatro fases,
A aquisição de novos equipamentos do estado da arte entre os quais Cranes Quayside que são capazes de lidar com duplo 40 ’
Uma reforma no cais ’Cranes do Rails, no terminal um Dois.
e a Extensão do Cais Oeste do Terminal Um, por 132 metros.
O objetivo principal deste programa é melhorar a eficiência das operações portuárias, alojar a nova classe de navios de maior porte, aumentar a capacidade de empilhamento de conteinerese ao mesmo tempo agilizar o processo de embarcação da cargas.
O terminal emprega atualmente 743 pessoas (200 a partir de 2004), e será capaz de lidar com até 3,4 milhões de TEUs (em comparação com 1,44 milhões de TEU em 2004) até 2017. Ele agora pode acomodar o maior porta-conteineres do mundo, tais como o CMA CGM Cristovão Colombo, 13.800 TEU.
Este batismo é testemunho do fato de que Malta é, na verdade parte do século 21, disse o primeiro-ministro Lawrence Gonzi. O investimento em curso pela CMA CGM evidencia a força da economia maltesa e suas perspectivas futuras. Este investimento está ligado ao objetivo de Malta de se tornar um Hub Port regional para transporte e logística e agradeço a CMA CGM pelo seu empenho na melhoria da infra-estrutura do Freeport , acrescentou.