Durante a sua visita a Hamburgo, na Alemanha, em novembro, Jacques R. Saadé anunciou a aquisição da empresa OPDR (Oldenburg-Portugiesische Dampfschiffs-Rhederei GmbH & Co. KG).
A OPDR é uma empresa de transporte de propriedade da Bernhard Schulte Group, especialista em transporte marítimo e soluções logísticas tanto na Europa como na África, abrangendo o Norte da Europa, nas Ilhas Canárias, a Península Ibérica e Marrocos.
Com seus mais de 200 colaboradores dedicados e de sua rede de agências, a empresa conecta Europa, Escandinávia e norte da África. Para o diretor executivo da CMA CGM, Farid T. Salem, que lideou essa aquisição, a ação reforça a presença do grupo no crescente mercado europeu no transporte marítimo de curta distância. “Esta é uma continuação da nossa estratégia de ampliar nossa rede regional, uma estratégia que começou com a aquisição da MacAndrews em 2002. Tal como acontece com a MacAndrews, planejamos manter e desenvolver a empresa OPDR, bem como a criação de novas sinergias tanto quanto a MacAndrews e a CMA CGM”.
A companhia irá operar cinco serviços diferentes entre: Norte da Europa e as ilhas Canárias; Sevilha e ilhas Canárias; Norte da Europa, Espanha, Portugal e Marrocos; Norte da Europa e Marrocos; Norte da Europa, Espanha e na Escandinávia.
Juntas, a OPDR e a MacAndrews irão reforçar a oferta de capacidade da intra-europa do Grupo CMA CGM, oferecendo ainda soluções intermodais.
Em 2015, a OPDR espera transportar mais de 240.000 Teus, e a MacAndrews espera transportar mais de 290 mil Teus. O fechamento da transação ainda está sujeito à aprovação das autoridades reguladoras competentes.