A CMA CGM recebeu ontem o CMA CGM Amerigo Vespucci, navio construído pela DSME (Daewoo Shipbuilding e Marine Engineering), na Coreia do Sul. A embarcação tem capacidade para 13.830 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e é a segunda de uma série de oito navios batizados com nomes de grandes exploradores históricos.
O navio será empregado no serviço FAL 5 (French Asia Line) ligando a Ásia ao norte da Europa, onde a CMA CGM atualmente oferece 14 rotas. A unidade tem bandeira francesa e possui tem 365 metros de comprimento, 51,2 metros de largura e 15,5 metros de calado.
Em conformidade com a política ambiental do armador francês, os navios desta série estão equipados com tecnologia favorável ao meio ambiente: motor que reduz o consumo de óleo e combustível, permitindo que a embarcação seja operada a velocidades menores; tanques de combustível protegidos por casco duplo, em conformidade com a regulamentação MARPOL 12A, que entrará em vigor em agosto de 2010; e Fast Oil Recovery System, sistema que limita as consequências ambientais que possam ocorrer durante acidente marítimo.
Graças ao seu tamanho e equipamentos, este navio moderno e competitivo completa a frota do Grupo e permite que a CMA CGM atenda a demanda do cliente neste mercado principal, opina o vice-presidente sênior do trade Ásia e Europa, Nicolas Sartini.
O navio fará a primeira viagem em 31 de julho, partindo de Ningbo e seguindo depois para Xangai e Yantian (China), Tanjung Pelepas e Port Kelang (Malásia), Le Havre (França), Hamburgo (Alemanha), Roterdí (Holanda), Zeebrugge (Bélgica), Port Kelang e Cingapura, retornando finalmente a Ningbo.