unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/12/25

CMA CGM recebe porta-contêineres com propulsão a metanol e biocombustível

A armadora francesa CMA CGM recebeu em 12 de dezembro o CMA CGM Antigone, porta-contîneres com capacidade para 15.000 TEUs (unidade equivalente a vinte pés) movido a metanol e biocombustível construído na China pelo estaleiro CSSC. A embacarcação de 355 metros de comprimento será operada no serviço BEX2 da empresa, que conecta a Ásia, o Oriente Médio e o Mediterrâneo.

O Antigone é o primeiro porta-contêineres com dupla combustão recebido pela CMA CGM na China, explicou Xavier Leclercq, vice-presidente de Novas Construções da CMA Ships, em comunicado divulgado pela classificadora Bureau Veritas na sexta-feira (19).É também o primeiro porta-contêineres movido a metanol classificado pela entidade, que fez a revisão técnica e a avaliação de riscos do projeto do navio e da segurança do sistema de combustível.

Matthieu de Tugny, vice-presidente executivo de Produtos Industriais e Commodities da Bureau Veritas, disse que a entrega do CMA CGM Antigone representa um grande passo na adoção do metanol como combustível marítimo alternativo para grandes porta-contêineres. No início de dezembro, a armadoras já havia recebido o porta-contêneineres CMA CGM Eugenie, com capacidade para 15.000 TEUs e movido a metanol, e o CMA CGM Vendome, porta-contêineres para 23.000 TEUs movido a GNL.

Fonte: Portos e Navios.