A CMA CGM assinou um acordo para adquirir uma participação de 48% na Santos Brasil
O CMA CGM Group anunciou nesta segunda-feira (23) a assinatura de um acordo para adquirir uma participação de 48% na Santos Brasil Participações S/A, operadora administrada pela Opportunity Funds.
A Santos Brasil administra oito ativos, incluindo três terminais de contêineres, um terminal ro-ro, um terminal de granéis líquidos e três instalações logísticas nos Portos de Santos, Imbituba, Vila do Conde, Itaqui e São Paulo.
Nos 12 meses encerrados em 30 de junho de 2024, a empresa gerou R$ 2,55 bilhões de receitas e R$ 1,28 bilhão de EBITDA.
O terminal do Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul, com concessão até 2047. Tem capacidade de 2,5 milhões de TEUs.
“Estou satisfeito que o CMA CGM Group tenha concluído este acordo estratégico para a aquisição da Santos Brasil, que opera cinco terminais no Brasil, incluindo o maior terminal de contêineres do Porto de Santos, movimentando 40% dos volumes brasileiros, bem como uma empresa de logística. Este investimento significativo reflete nosso compromisso em fortalecer nossa parceria com o Brasil e apoiar seu crescimento nos próximos anos” , disse Rodolphe Saadé, CEO do CMA CGM Group.
Segundo a CMA CGM, a empresa pretende acelerar os investimentos nos terminais da Santos Brasil, com o objetivo de aumentar a capacidade combinada nos próximos anos, em linha com os compromissos assumidos pela Santos Brasil com as autoridades portuárias.
A CMA CGM também está comprometida em dar continuidade ao plano de descarbonização já iniciado pela Santos Brasil.
O CMA CGM Group opera no Brasil há mais de 20 anos, com atualmente oito escritórios e mais de 10 mil funcionários. O Grupo desenvolveu suas atividades no Brasil organicamente, bem como por meio da aquisição da Mercosul, uma histórica linha de navegação na região.
Parte do Grupo CMA CGM desde 2017, a Mercosul Line é hoje essencial para a estratégia de atuação do grupo no Brasil, com soluções de navegação costeira e intermodal. A CMA CGM e a Mercosul Lines operam 10 serviços semanais de linha principal em 14 portos do país, conectando os principais destinos globais.
Além disso, a CEVA Logistics, braço de logística da CMA CGM, oferece soluções porta a porta combinando agenciamento de carga e logística contratada, com 530.000 m² de armazéns em 36 locais. A CEVA Logistics emprega atualmente 7.500 pessoas no Brasil.
O fechamento da transação com a Opportunity Funds está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2025, sujeito às aprovações regulatórias das autoridades brasileiras relevantes.
Após a conclusão da aquisição, a CMA CGM lançará uma oferta pública obrigatória sobre todas as outras ações da Santos Brasil nos mesmos termos, em linha com as regras do mercado brasileiro.
Fonte: Revista Portos e Navios