
A CNOOC realizou sua primeira operação de transbordo de petróleo por meio do DP NS Pioneer, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A embarcação é dedicada aos campos do pré-sal Búzios e Mero, localizados na Bacia de Santos. Na operação, realizada pela Vast Infraestrutura, foram movimentados cerca de 1 milhão de barris de petróleo.
O projeto e a construção do navio-tanque DP NS Pioneer foram contratados pela Shangai Northea Shipping, subsidiária da companhia chinesa, à CSSC Dalian Shipbuiding. Com essa aquisição, a CNOOC se transformou na primeira empresa chinesa a operar navios-tanque DP em águas internacionais e domésticas, simultaneamente.
A operação de transbordo no Porto do Açu, realizada em dezembro de 2023, não é a primeira parceria da Vast com a CNOOC. As duas companhias assinaram, em janeiro do ano passado, um aditivo de contrato, estendendo as operações de transbordo de petróleo da CNOOC, que opera com a Vast desde junho de 2022.
A empresa brasileira ainda anunciou recentemente, em comunicado, ter firmado um Memorando de Entendimento com a chinesa para avaliar conjuntamente oportunidades de armazenamento de óleo em seu terminal do Porto do Açu. Memorandos de Entendimento semelhantes também foram assinados com a PetroChina e a Galp.
Os acordos estão inseridos no projeto SPOT, que será o primeiro parque privado de estocagem de petróleo do país, segundo a Vast. Orçado em cerca de R$ 2,5 bilhões, o projeto prevê a construção de 12 tanques, com capacidade total de 5,7 milhão de barris, e dois oleodutos, de 50 km e 100 km de extensão. A rede vai conectar o terminal da Vast à malha de dutos de petróleo da região Sudeste.
Fonte: Revisa Portos e Navios