A CNOOC (China National Offshore Oil Corp) atualmente conta com a maior frota de navios FPSO`s (palataforma flutuante de produção, armazenamento e descarga de petróleo), ultrapassando a Petrobras e a SBM Offshore como o líder mundial no segmento.
Do total global de 155 embarcações FPSO`s, a companhia chinesa atualmente opera 15 navios da classe, com capacidade de armazenamento combinada para mais de 10 milhões de barris e produção de 915 mil bpds (barris por dia).
A CNOOC e a Petrobras são os dois maiores proprietários globais de FPSO`s, expressando a liderança de China e Brasil no mercado para embarcações para produção de petróleo. Porém, parte da frota de ambas as empresas é fretada.
A SBM é a maior empresa com frota própria de FPSOs, com 13 unidades alugadas para empresas petrolíferas, com capacidade de armazenamento combinada de quase 20 milhões de barris e 1,2 milhão de bpd de capacidade de produção.
O Brasil deverá ser um dos principais impulsionadores do crescimento da frota de FPSO`s devido à grande quantidade de recursos petrolíferos que está sendo descoberta em jazidas de águas profundas.
A estatal brasileira já definiu planos para construir oito FPSO`s no Brasil para operações no campo petrolífero de Tupi. No mês passado, a empresa destacou que mais unidades serão necessárias para desenvolver outros campos em águas profundas.
Frota global
Do total global de 155 FPSO`s, 52 unidades são do mesmo porte de VLCC`s (grandes transportadores de petróleo bruto) e outras 39 são do tamanho suezmax.
As embarcações que formam a frota mundial são consideradas antigas, com idade média de 19,4 anos, sendo que 48 unidades têm mais de 30 anos de uso. Porém, uma nova geração de FPSO`s está a caminho, com 26 novas embarcações presentes na carteira de encomendas global, incluindo 19 VLCC`s e três suezmaxes.