unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/10/25

Codeba vai administrar Porto de Itajaí até criação da Docas de Santa Catarina

Silvio Costa Filho afirmou que, nos próximos 12 meses, o MPor vai modelar uma proposta para que o porto público catarinense passe a ser um terminal independente

O secretário nacional de portos e aeroportos, Alex Ávila, anunciou na última sexta-feira (17), durante visita oficial à Bahia, que a Autoridade Portuária Federal na Bahia (Codeba), vai assumir provisoriamente a administração do Porto de Itajaí (SC), atualmente responsabilidade da Autoridade Portuária de Santos (APS), até que seja criada a empresa pública Docas de Santa Catarina. Segundo Ávila, representantes da Codeba vão se reunir, nesta semana, com equipes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para acertar os detalhes da transição da administração de uma autoridade portuária para outra.

Nesta quarta-feira (22), em São Paulo, onde acompanhou os leilões do Terminal de Passageiros de Maceió, de uma área de apoio à operação offshore do Porto do Rio de Janeiro e do canal de acesso do Porto de Paranaguá, no Paraná, o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a mudança da administração visa a desafogar a APS, já que o Porto de Santos passa por obras estratégicas. “A Codeba é um porto de médio porte e pode dar um apoio melhor, neste momento, ao Porto de Itajaí”, disse Costa Filho.

O ministro ressaltou que, nos próximos 12 meses, o MPor vai modelar uma proposta para que o Porto de Itajaí passe a ser um terminal independente. Ele anunciou que, na próxima terça-feira (28), vai divulgar novidades sobre o terminal catarinense. “O ministério deve, oficialmente, se posicionar sobre o contrato definitivo do Porto de Itajaí”, afirmou.

Segundo Costa Filho, nos próximos seis meses será feita a modelagem para que seja feito um contrato definitivo para o Porto de Itajaí. “Já fizemos um contrato provisório, por mais dois anos, mas queremos tirar o primeiro semestre para fazer o contrato definitivo”, anunciou.

Fonte: Revista Portos e Navios